Busca Avançada
Praia do Sapê
Região: Praia do Sapê
Litoral Sul a 29.0 km do centro.

Localizada a 29 Km do centro de Ubatuba, na região sul do município, está o bairro de Maranduba, nome indígena, antes denominado Brajahimirinduba, que supõem-se que seja uma junção de Brejaúva (espécie de palmeira) e Maçaranduba (árvore de madeira vermelho escuro), boa para dormentes de estradas de ferro. Ou ainda com significado de boatos ou notícias. Este desenvolvido bairro foi subdivido em duas partes: uma que permanece com o nome de Maranduba; a outra, do lado esquerdo sentido Caraguatatuba/Ubatuba, foi denominada Sapê, por que, em tempos passados, era demarcada por uma grande quantidade de plantação de sapê, um tipo de capim. Os caiçaras (moradores nascidos à beira-mar) cobriam suas casas e ranchos de pesca com esse capim seco, que tinha uma durabilidade incrível e total abrigo contra chuva e sol fortes. Ao longo da praia que pertence a esta parte do bairro, ficavam inúmeros ranchos de pesca, pois era onde estavam os atracadouros, onde ficavam os barcos que transportavam a pinga fabricada na região e também parte do cultivo da banana, mandioca, etc...
O lugar também era freqüentado pelo jesuíta José de Anchieta, que passou grande parte de sua vida em Ubatuba catequizando os índios Tupinambá e rezando missas, principalmente nos lugares onde se localizavam os pequenos portos (atracadouros), onde aglomeravam-se os moradores vindos de Portugal. Assim, essa parte da praia passou a chamar-se Sapê e é demarcada por um Cruzeiro, bem na sua entrada, relembrando aos fiéis a memória de Anchieta fazendo parte da fé dos moradores atuais, principalmente dos pescadores que dirigem-se à Cruz antes de lançar suas vidas ao mar aberto em busca de alimento. Sendo assim, geograficamente, a praia do Sapê faz vizinhança com as da Maranduba à sua direita e da Lagoinha à sua esquerda, descortinando uma inesquecível vista para as ilhas do Mar Virado, Ponta ou Tarmerão, Maranduba, e os ilhotes de Fora e de Dentro. 
A praia, que já virou cartão postal, freqüentada principalmente por moradores e turistas que hospedam-se nas vizinhas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, reserva sempre inúmeras atividades de lazer em feriados e temporadas para todas as idades e gostos.

Fonte: Ubatuba SP