Busca Avançada
Praia do Puruba
Região: Praia do Puruba
Litoral Norte a 24.0 km do centro.

Quem conhece o litoral norte paulista, sabe que Ubatuba é um dos lugares mais procurados e que ainda esconde belas paisagens naturais. E a Praia do Puruba é uma delas. Localizada na enseada de Ubatumirim (com vista para a Ilha do Prumirim), Puruba dista 24 km do centro de Ubatuba, e o acesso à praia é feito por uma estrada secundária de 1,5 km de terra batida e em bom estado, que parte da altura do quilômetro 34 da BR-101 (Rio-Santos).
A praia ainda é bastante preservada, pois para chegar ao mar é preciso atravessar o Rio Puruba, via barco (disponibilizado gratuitamente pela prefeitura) ao final da avenida principal ou a pé durante a maré baixa (dependendo da altura, a água pode chegar até a cintura, mas a travessia costuma ser tranquila).
O mar, que é de tombo, costuma ser calmo para praias desse tipo, e sua areia branca é bastante fofa e toma a praia com quase 2 quilômetros de extensão. O rio, proveniente de um manguezal, tem as águas escuras, porém limpas e sem muita correnteza. A paisagem é tão bonita, que Puruba já foi cenário para filmes como ´Desmundo´ e minisséries globais, como ´A Invenção do Brasil´.
Na praia a maior diversão é mesmo nadar no mar ou na foz do rio ou simplesmente sentar e curtir a paisagem. Existem poucas opções de hospedagem. O grande forte do local é a hospedagem em camping, como o da Dona Baía (o primeiro logo na entrada, com um atalho para o rio) e o da Dona Ivonete (ao final da estrada principal). Exceto na praia, que é proibido para evitar a degradação do local.
Para quem gosta da natureza, acampar é uma ótima opção em Puruba. Mesmo com energia elétrica disponível, o céu durante a noite brilha bastante e é uma atração a parte. Toda a comunicação feita com os moradores da vila dá-se através de um telefone público, inclusive a reserva de campings e de algumas pousadas e casas.
Simplicidade é o que move essa vila de pescadores, que conta com uma escola, igreja e até posto de saúde. Quem for para lá de carro também pode fazer alguns passeios saindo de Puruba e indo até as praias mais ao norte e até mesmo a Paraty, que fica a menos de uma hora de viagem. Sem dúvida um lugar que merece ser visitado e, principalmente, preservado.

Como chegar
De carro, vindo pela BR-101 em Ubatuba (sentido Rio) atentar-se a sinalização Praia do Puruba, próxima ao quilômetro 34 da rodovia. De ônibus existe a opção para Paraty, pedindo ao motorista para parar na Praia do Puruba (há um ponto de ônibus na estrada). Ou pegar um ônibus até Ubatuba e da rodoviária utilizar o ônibus que vai até a divisa e descer em Puruba.

Fonte: Guia do Litoral