Busca Avançada
Notícias de Ubatuba
Entrevista - 01/07/2019
Inscrições para Encontro de Gestão Social em Ubatuba estão abertas
Programação gratuita inclui Festival Queima do Alho

Ubatuba sediará na quinta-feira, 4 de julho, o Encontro de Gestão Social – Empresas e governos que transformam o mundo. O evento tem o objetivo de esclarecer dúvidas e fomentar parcerias entre poder público e empresas e organizações da sociedade civil, por meio de leis de incentivo e termos de cooperação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 3 de julho diretamente pelo site: www.consorcioculturando.com.br. O Encontro de Gestão Social acontecerá no Rancho Texas, localizado na Rodovia Oswaldo Cruz, 5228 – Figueira, a partir das 14h.

O evento discutirá temas como o funcionamento das leis de incentivo e os caminhos para o município e associações sem fins lucrativos conquistarem recursos para ações nas áreas de cultura, esportes e turismo.

A atividade é destinada a prefeitos e secretários municipais, representantes de ONGs, contadores e empresas interessadas no marketing social a partir da destinação para essas áreas de impostos que normalmente já recolhem, como o ICMS e o IRPJ.

O Encontro de Gestão Social é uma realização da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista, Associação Os Independentes de Barretos, Consórcio Intermunicipal Culturando, Semear Produções, Instituto Ethos, Code Stúdio e conta com apoio da Associação Comercial de Ubatuba, CODIVAP, Fundart, Prefeitura de Ubatuba e Fundo Social de Solidariedade.

2º Festival de Queima do Alho

No encerramento do encontro, haverá o festival “Queima do Alho” e show de música sertaneja com os cantores Roby e Thiago, de Barretos.

“Queima do Alho” é o nome da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, feita em fogão próximo ao chão. Ela inclui pratos como o arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco e recebe esse nome porque os boiadeiros, ao começar a fazer as comidas, jogavam uma malha de alho sobre a panela marcando o início da queima do alho.

A Queima do Alho é um dos momentos principais das festas do peão do boiadeiro. A festividade é um exemplo prático da parceria entre sociedade civil, empresas e poder público na organização de eventos culturais, no caso, a Festa do Peão do Boiadeiro de Barretos.

 
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU