Busca Avançada
Notícias de Ubatuba
Acidentes - 17/01/2019
Prefeitura de Ubatuba realiza cadastro de agricultores para serviço de máquinas agrícolas
Programa é voltado para pequenos produtores rurais

A secretaria de Pesca e Agricultura (SMPA) da Prefeitura de Ubatuba informa que todos os pequenos produtores rurais do município interessados em utilizar os serviços de Patrulha de Mecanização Agrícola para o preparo, conservação e manejo do solo devem fazer seu cadastro ou recadastro junto ao órgão. O pequeno produtor rural é aquele que detém área rural não superior a quatro (04) módulos rurais, ou seja, a um total de 64 hectares.

O serviço integra o Programa de Máquinas Agrícolas, criado pela Lei Municipal 3960/2016, e se destina prioritariamente aos agricultores familiares que não possuem maquinário suficiente para o preparo do solo, auxiliando-os no desenvolvimento de suas atividades, reduzindo os custos de produção e contribuindo para o desenvolvimento do setor no município.

Para ter acesso ao programa, o pequeno produtor rural deverá atender aos seguintes requisitos:

· Estar devidamente inscrito no Cadastro Anual de Agricultores da SMPA

· Preencher formulário de solicitação específico do Programa

· Não possuir tratores ou máquinas agrícolas que atendam ao serviço solicitado (autodeclaração)

· Croqui e autorização prévia de órgão ambiental no caso de solicitação de serviços de limpeza de valas de drenagem do solo

Somente os produtores que realizarem o cadastro em 2019 poderão solicitar o serviço, que será reiniciado em fevereiro. A SMPA explica que será necessário fazer o cadastro mesmo nos casos de produtores que já tenham se inscrito na secretaria em anos anteriores, pois se trata de uma adequação e atualização para atender à legislação municipal.

O cadastro pode ser feito desde já e estará aberto a todos os beneficiários do Programa ao longo de todo o ano. A SMPA estuda a possibilidade de fazer a renovação de forma simplificada nos anos posteriores. Os seguintes documentos são necessários para se inscrever no Cadastro Anual de Agricultores (cópia simples):

· RG

· Comprovante de residência

· Documento da propriedade

· Contrato de uso de área (comodato, arrendamento, outros), quando for o caso

· Documento comprobatório de produtor agrícola

· Extrato da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf – emitido nos últimos 60 dias, somente no caso de agricultores familiares

· Croqui da área e autorização prévia dos órgãos ambientais, no caso de solicitação de serviços de execução e de limpeza de valas de drenagem.

A secretaria de Pesca e Agricultura fica na Praça Treze de Maio, 200, no Centro, e as dúvidas poderão ser esclarecidas tanto pessoalmente quanto pelo telefone (12) 3833-3500 ou pelo e-mail: pesca@ubatuba.sp.gov.br

O horário de funcionamento da SMPA é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU