Busca Avançada
Notícias de Ubatuba
Educação - 17/09/2018
Semana do Trânsito, em Ubatuba, terá ação educativa no Teatro Municipal
Peças abordarão temas da Semana Nacional de Trânsito e infrações mais frequentes

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da diretoria de Trânsito, promove uma ação de “teatro educativo”.

As peças acontecem no Teatro Municipal de Ubatuba, em seis apresentações: dias 11, 17 e 24 de setembro, em duas sessões/dia - às 8:30h e 14:30h, quando serão apresentados temas da Semana Nacional de Trânsito bem como as infrações de trânsito mais frequentes, tais como:

-Dirigir utilizando telefone celular;
-Cinto de Segurança;
-Bebida alcóolica;
-Equipamento obrigatório (bicicleta);
-Excesso de Velocidade;
-Bicicleta na Contramão/Fora Ciclovia;
-Faixa de pedestre;
-Criança no veículo (banco frente-cadeirinha-Comportamento);
-Vagas especiais (idoso-deficiente).

A duração de cada peça teatral terá, no mínimo, 50 minutos. O público-alvo das apresentações é oficialmente o de alunos de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental da rede municipal, porém, demais series não serão excluídas.

“A secretaria cumpre com suas obrigações em reverter parte de sua arrecadação com infrações de trânsito para o programa “Educação para o Trânsito” e a iniciativa faz parte desse programa”, explicou o secretário de Segurança e Defesa Social, Major Rubens Martins Franco Jr.

Ele ainda comentou que a resolução nº 722/2018 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, estabeleceu os temas, mensagens e cronogramas que devem ser desenvolvidos nas Campanhas Educativas de Trânsito, para o ano de 2018.

“Todos os órgãos do sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “nós somos o trânsito”, seguindo o mesmo tema que o do Movimento Maio amarelo. O objetivo é envolver a sociedade nas ações para um trânsito mais seguro, estimulando a todos os condutores, seja de caminhões a bicicletas, pedestres e passageiros, a fazer um trânsito mais seguro”, acrescentou.

“Reconhecemos a importância do ensino e divulgação de ações de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, a fim de alterar as estatísticas alarmantes de acidentes. Quanto mais cedo criarmos essa consciência, mais chances temos de melhorar a realidade, pois formaremos condutores desde pequenos”, pontuou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU