Busca Avançada
Notícias de Ubatuba
Educação - 30/08/2018
Ubatuba mobiliza para conferência nacional dos direitos das crianças e adolescentes
CMDCA busca garantir participação das crianças e adolescentes na conferência

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba continua na preparação e mobilização rumo à XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Ubatuba, a etapa municipal da conferência será realizada no dia 12 de setembro, no Teatro Municipal.

Uma nova reunião com os coordenadores das escolas aconteceu na quinta-feira, 23, e teve o objetivo de alinhar os eixos temáticos da conferência e a metodologia para incluir os adolescentes no processo de discussão e formulação de propostas.

“A intenção é possibilitar aos adolescentes a reflexão como cidadão de direitos sobre suas necessidades e sobre como a sociedade e o poder público têm buscado atender a essas demandas”, explica Rodrigo Lemos, presidente do CMDCA e membro do GAIATO - Grupo Aberto à Infância e à Adolescência – Técnicas Ocupacionais.

Ao longo desta semana, a comissão de organização da conferência municipal também fará visitas às instituições e movimentos sociais para uma sensibilização sobre a importância da conferência e de garantir a participação também de crianças e adolescentes.

Eixos de discussão

Sob o tema “Proteção integral, diversidades e enfrentamento da violência”, a conferência municipal discutirá os mesmos eixos que estão no documento base preparatório à conferência nacional:

1. Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social
2. Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes
3. Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes
4. Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes
5. Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Para ler o documento base completo e outros documentos de orientação, acesse o link disponível na página internet da Prefeitura de Ubatuba.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU