Busca Avançada
Notícias de Ubatuba
Educação - 09/08/2018
EM Tancredo sedia mini-curso sobre software de informações georreferenciadas
Pelo segundo ano, escola promove capacitação gratuita para interessados em cartografia, SIG, mapeamento de movimentos histórico-culturais, conflitos sociais ou áreas de riscos na região

Durante os dias 09 e 10 de agosto, a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves recebe uma mini-oficina introdutória de Sistemas de Informações Geográficas e Infraestruturas de Dados Espaciais, usando o software Quantum GIS, com enfoque sobre o território da Serra do Mar e da Bocaina pelo olhar do território das comunidades que habitam os locais.

Público alvo

Pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre SIG e QGIS, interessadas em conhecer cartografia, SIG, mapear os movimentos histórico-culturais, conflitos sociais ou áreas de riscos na região podem participar.

Para a atividade prática no dia 09 de agosto, das 14h às 17h, são esperados estudantes da escola Tancredo (pós-médio em Meio Ambiente, Guia de Turismo), gestores públicos, núcleo jovem e membros do Fórum de Comunidades Tradicionais, com pouco ou nenhum conhecimento sobre SIG e QGIS.

Já para no dia 10 de agosto, das 8:30h às 12h, são esperados membros da comunidade em geral interessada em conhecer como os bancos de dados e mapeamentos podem ser utilizados em uma IDE.

Curso

A capacitação será dividida em dois módulos: no primeiro dia da oficina serão apresentados conceitos básicos sobre SIGs e bases de dados institucionais, apresentando aplicações para Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) e LindaGeo - Litoral Norte Dados Abertos Geoespaciais. Já no segundo dia, será destinado a apresentar o que é uma IDE e suas funcionalidades, mostrando potenciais e desafios para sua implementação, com alguns exercícios de visualização dos dados produzidos no Litoral Norte de São Paulo, com base em dados do Litoral Norte Dados Abertos Geoespaciais - LindaGeo e dados sugeridos pelos usuários.

Materiais

O mini-curso será realizado no laboratório de Informática (LabUbaGeo) da EM Tancredo, que possui infraestrutura de 40 computadores com Linux instalados e o software Quantum GIS nas máquinas. Será utilizado o multimídia para a apresentação e outros recursos, como mapas impressos. Inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 08, por meio do link https://docs.google.com

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU