Busca Avançada
Notícias de Ubatuba
Prefeitura - 23/05/2017


Defesa Civil de Ubatuba realiza treinamento pioneiro no Brasil
Cerca de 35 pessoas entre voluntários e funcionários da Defesa Civil (plantão) participaram do primeiro curso de capacitação logística humanitária e de resgate.
Cidade é a primeira a oferecer capacitação para voluntários
 
Cerca de 35 pessoas entre voluntários e funcionários da Defesa Civil (plantão) participaram do primeiro curso de capacitação logística humanitária e de resgate. Promovido pela Defesa Civil de Ubatuba em uma parceria com o instrutor socorrista Sidney da Costa, a iniciativa é pioneira no Brasil em se tratando de formação direcionada para voluntários.
O treinamento aconteceu na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto das 18 horas de sexta-feira, 19, até às 16 horas de sábado, 20 – momento em que o prefeito Délcio José Sato esteve presente e fez a entrega dos certificados.
“Trata-se de um curso pioneiro no Brasil e fomos contemplados. Quanto mais orientado e qualificado for o socorrista, mais rápida será sua atuação. Foi uma oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos e técnicas”, destacou Sato.
O coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, avaliou o  curso como proveitoso, principalmente, porque ofereceu conhecimentos iniciais básicos para um público leigo
“Oferecemos um treinamento de prática de resgate em situação de emergência, catástrofes e situação veicular. Nosso objetivo é proporcionar mais treinamentos. Ainda não temos datas, mas pretendemos realizar uma simulação em rodovia, bem próximo da realidade, para que as pessoas sintam a adrenalina e trabalhem sob pressão”, afirmou Santos.
 
Confira a grade do curso:
Motivação profissional
Liderança e responsabilidade social
Ética profissional e mandamento dos socorristas
Avaliação e cenário
Avaliação primária e secundária
Agravos de saúde: vertigens, desmaios, internação, convulsões, engasgamento
Reanimação cardiopulmonar, pitiatismo (histeria)
Atividades de noções de salvamento aquático
Atividades com equipamentos de resgate
Simulações mais próximas da realidade
Trabalho em equipe – profissionalismo
Transporte de vitimas
 

 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU
Fonte: Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU